Jai Mata Kali Jai Mata Durge!


Kali significa ‘aquela que é negra’ ou ‘a negra’. Nos tempos Védicos esse nome foi associado com Agni (que significa fogo), a personificação do fogo sacrifical, que possui sete línguas cintilantes de fogo que devoram oblação de manteiga. As sete línguas, ou chamas, de Agni fazem alusão às ‘Sete Irmãs Vermelhas’. Destas sete, Kali era a negra ou a de língua terrível. O significado da palavra está perdido atualmente, embora tenha se desenvolvido junto a deusa Kali, a feroz intensamente negra e sangrenta, consorte de Siva (Shiva). O conceito da grande deusa é chamado Sakti ou Shakti (a palavra por si mesma significa ‘poder’). Uma personificação do princípio feminino e da força vital do universo. Assim como sua contraparte masculina, ela é tanto destrutiva quanto criadora e aparece sob muitas formas e aspectos, e ainda sob diversos nomes.

Dois antigos símbolos Hindus são o phallus ( lingam ), que pode ser até encontrado do lado de fora de alguns templos, sempre rodeado por uma vagina chamada yoni. Shiva é o lingam, Shakti é a yoni. O símbolo expressa a criação do mundo, entretanto está atrelada a um sentido muito mais profundo que um mero ato sexual. Shakti é a feminilidade encarnada, agindo como um guru para os deuses masculinos, um arquétipo atemporal, a mãe divina, tida como a mais nobre na cosmogonia Hindu.

Em função de sua natureza tirana, surge nas mais diversas formas, como aquela de Parvarti e Uma, filha dos Himalaya. Ela é a personificação das mais altas montanhas situadas às fronteiras nordestes da Índia. Parvarti é a bela esposa de Shiva e a mãe dos seus filhos, cheia de graça e feminilidade. Por outro lado, Durga é selvagem e protetora, Kali é cruel e destrutiva. Outros nomes de Sakti são Devi, cujo significado é a ‘grande deusa‘ ( note a similaridade entre Devi com devil ), Mahadevi, Sati, Bhavani, Bhairavi, Chandi, Hariti, Shashti, Mariyamman, Minakshi, Sitala, ( a deusa da varíola ), Manasa ( deusa serpente ) e milhares de outros nomes. Com Kali andam as sete Matrikas ( mães menores ) que confeccionam suas armas nas batalhas.

Como mãe criadora e doadora de vida, clama por todos os seres viventes, bons e amáveis, entretanto, assim como seu esposo, sob a mesma natureza destrutiva e criativa.

O aspecto mais dinâmico de Shakti é Durga ( que é de difícil aproximação ). O nome foi tirado do aspecto de Devi quando ela se tornou um demônio de nome similar a esse. Ela é ambas, protetora e letal aos seus inimigos, ela toma forma segurando diversas armas, empunhando espadas e lanças, assim como no mito da sua batalha com o demônio da montanha ( asura ) conhecida como Mahisha.

Em alguns lugares da Índia é adorada como Kali, reconhecida como possuidora dos atributos de uma pantera, e algumas vezes como sendo o tridente do seu esposo.

Sob o ponto de vista místico, Shakti representa o supremo cumprimento da verdade. O estado além da manifestação, o paramatman. Através do mais terrível aspecto de Shakti; Kali, Kalika, ou Chandi, também representa o tempo e os perpétuos ciclos da natureza, visto que tanto concede como destrói a vida.

Trad. Fr. P.V.R.A.
do livro 'Cult of Kali' de Karl NE

Nenhum comentário:

Postar um comentário